top of page

MIL TSURUS

por Mariana Kanbara

01a.jpg

Cura . Saúde . Paz .

A instalação de arte urbana conta com mil dobraduras de Tsurus: pássaros que na cultura japonesa simbolizam a saúde, a paz, a longevidade. Mil deles geralmente são dobrados quando desejamos tudo isso. O local, Teatro Calil Haddad, foi escolhido por estar próximo ao drive thru da vacinação, pois de nada adianta apenas desejar sem ações assertivas. Lavem as mãos, usem máscara e não se aglomerem! ;)

A intenção é criar uma imagem de esperança e cura, não apenas quanto a Covid em si, mas também para nossos corações que já estão tão machucados, todos já sofreram com a doença direta ou indiretamente ou perderam alguém querido. 

Sobre

Realização

A obra foi idealizada e realizada pela artista visual Mariana Kanbara, contado com doações das dobraduras feitas pelo grupo Oniguiris, amigo do Templo Budista Jodoshu Betsuin Nippakuji de São Paulo, pelo asilo Wajunkai e amigos da artista. Foi um trabalho de formiguinha, uma forma de trabalho coletivo realizado cada um de suas casas neste momento que precisa do distanciamento social.

Conheça a artista:

Instagram: @marianahk

02a.jpg

Matérias 

Jornal Nacional - Rede Globo

Clique na imagem para conferir. 

Reportagem no dia 22/06/2021 no Jornal Nacional sobre a obra "Mil Tsurus" em Maringá.

Jornal Nacional

Meio Dia Paraná - RPC/Rede Globo

Clique na imagem para conferir. 

Reportagem no dia 18/06/2021 no Meio Dia Paraná sobre a obra "Mil Tsurus" em Maringá.

Meio DIa Maringa.jpg
03.jpeg

Ajude o asilo Wajunkai de Maringá

Como agradecimento pedimos sua doação para o Templo Nippakuji e para o asilo Wajunkai que pode ser feito por PIX:

Chave PIX: nippakuji@hotmail.com

Ou transferência para: 

Banco do Brasil (001)

Correntista:

Agência: 7015-7 Conta corrente: 7991-X

Não correntista:

Agência 7015 Conta corrente: 79910

CNPJ:69.132.231/0001-55

COMO 
DOBRAR
UM 
TSURU

TsurusComoDobrar2.png

Agradecimentos

A artista agradece o apoio da Secretaria de Cultura de Maringá, especialmente ao secretário Victor Simião que recebeu o projeto com entusiasmo e também Paulinho Schoffen que ajudou a viabilizar a montagem.

Agradece também ao Yamada sensei do Templo Nippakuji de São Paulo, pela atenção, pelas doações de dobraduras e por acreditar. Guilherme Ripardo, Adélia Kanbara, Claudia Sato e Bruno Fiorucci, que ajudaram em todas as etapas do processo com muito trabalho e carinho.

Renata Rosolem, Rafael Lemos de Magalhães e o pequeno Ben, que ajudaram a montar, a alegrar essa etapa do processo com agradecimento especial a co-direção de arte do Ben que fez toda a diferença. 

bottom of page